Creche para idosos? Veja quando é necessário recorrer a profissionais

Creche para idosos proporciona maior qualidade de vida, além de afastar a depressão.

O termo creche logo nos remete a crianças correndo e brincando felizes. Porém, a creche para idosos é um conceito que cresce, sendo uma solução prática e humana para que pessoas de idade avançada tenham momentos felizes e atividades de socialização.

Espaços são uma alternativa a asilos e a enfermeiros particulares. Foto: iStock, Getty Images

A expectativa de vida do brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca (IBGE) é de 74,9 anos. Hoje, o Brasil têm cerca de 23 milhões de pessoas acima dos 60 anos, o que representa quase 10% da população. Nesse contexto, a creche para idosos surge como uma importante opção.

As vantagens da creche para idosos

Primeiro é preciso diferenciar a creche para idosos da casa de repouso. Os lares para idosos dispõem de internação e de uma estrutura médica muito semelhante à de um hospital. Nesses locais, durante há uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Já na creche para idosos, o termo “paciente” não existe, uma vez que eles não ficam internados e nem frequentam o local com o objetivo de recuperação. Os espaços funcionam durante o dia e a estrutura vai depender muito de cada local, já que não há uma regulamentação sobre o serviço.

Lá eles chegam e, na companhia de outros idosos, exercem atividades que podem ir desde conversas sobre assuntos do dia até canto e declamações de poesia. Tarefas que estimulem o cérebro e a coordenação motora, como artesanato, pintura e outros afazeres lúdicos, também fazem parte do pacote mensal.

Para a família que, muitas vezes, não quer deixar o idoso sozinho em casa, esses lugares funcionam como um alento. Manter os entes queridos longe dos perigos do dia a dia e junto a profissionais capacitados é a garantia de que eles estão em um lugar seguro, que promove bem-estar.

Para os idosos, é uma oportunidade de conversar, trocar experiências, conhecer pessoas novas e fortalecer o vínculo com os antigos amigos. Além disso, o convívio social, cercado de carinho, afasta problemas como ansiedade e depressão, doenças bastante comuns na terceira idade.

Creche para idosos: Cuidados a considerar

Em qualquer caso de prestação de serviço, para que tudo ocorra conforme a expectativa dos que serão acolhidos, é necessário tomar alguns cuidados. Com a creche para idosos não é diferente.

Peça recomendação de pessoas que têm ou tiveram parentes ou conhecidos usufruindo do serviço. Se alguma dessas pessoas mostrar insegurança, não ignore essa informação. Investigue, visite o local e converse com os profissionais que trabalham lá.

Cabe lembrar que existe a variabilidade de preços. Como não há uma regulamentação clara sobre as atividades, muitas creches podem oferecer benefícios que vão além de proporcionar um espaço de lazer e conforto aos idosos. Pesquise e veja qual é o melhor para toda a família.

Analise muito bem o local antes de contratar o serviço. Assim, você evita trocar o idoso de creche quando ele já estiver familiarizado com a estrutura e, principalmente, com as pessoas. Siga essas dicas e proporcione à pessoa que você quer bem um dia a dia mais digno e saudável.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *