mulher que precisa de terapias para ansiedade

Confira 5 terapias para ansiedade e resolva o seu problema

Confira 5 terapias para ansiedade e resolva o seu problema

Com os estímulos certos, é possível retomar o foco e relaxar a mente.

Quando a preocupação com o futuro se torna recorrente e o pânico impede você de lidar com as tarefas do dia a dia, talvez seja hora de procurar terapias para ansiedade. O problema acontece quando o sistema nervoso central interpreta de maneira errada situações desconfortáveis, ficando em estado de alerta. Taquicardia, falta de ar, sudorese, tremores, tensão nos músculos e dor de cabeça são alguns sinais.

A pessoa ansiosa ainda sente a necessidade de se mexer constantemente. A respiração fica acelerada e os pensamentos, descontrolados. O resultado é um indivíduo desnorteado e muito confuso. As terapias, porém, ajudam a relaxar, retomar o foco e conquistar mais bem-estar. Conheça algumas delas.

mulher que precisa de terapias para ansiedade
Ansiedade pode causar dor de cabeça, tremores e sudorese. Foto: iStock, Getty Images

5 terapias para ansiedade

1. Acupuntura

Ideal para pessoas que apresentam dores de cabeça, estresse acentuado e ansiedade. Essa técnica milenar é conhecida por estimular alguns pontos específicos do corpo com pequenas e finas agulhas.

2. Shiatsu

Os pontos vitais do corpo, conhecidos como meridianos, são ativados com as mãos e os dedos do terapeuta, que usa toques delicados. Essa massagem suave é capaz de aliviar dores, atenuar sintomas da TPM e diminuir o nível de estresse.

3. Yoga

Garante mais tranquilidade e bem-estar para indivíduos que apresentam sintomas de estresse e ansiedade. A yoga pode melhorar a qualidade do sono, a postura e o tônus muscular.

4. Watsu

Difere-se do shiatsu em apenas um detalhe: é praticada dentro de uma piscina. Essa técnica aposta na água aquecida para aumentar a sensação de relaxamento e tranquilidade.

5. Musicoterapia

Algumas músicas podem transformar o estado de espírito e mandar para longe os pensamentos negativos. A musicoterapia utiliza sons calmos para trazer mais tranquilidade ao dia a dia do paciente.

Medicação para controlar a ansiedade

Quando as terapias para ansiedade não surtem o efeito esperado, costuma-se recorrer a medicamentos, que devem ser prescritos por um psiquiatra e administrados corretamente. Os ansiolíticos, por exemplo, anestesiam a sensibilidade dos neurônios, diminuindo a capacidade do sistema nervoso de promover a excitação emocional. Contudo, eles podem causar dependência física.

Os medicamentos antidepressivos também podem ser indicados pelos médicos. Eles aumentam a sensação de confiança e diminuem temores, apresentando resultados em até três semanas após o início do tratamento. Ao contrário dos ansiolíticos, eles não causam dependência física, mas, em alguns casos, podem levar a dependência emocional.

Há, ainda, os tranquilizantes ou antipsicóticos. Eles são recomendados em casos mais graves e estão relacionados a doenças mentais.

Conhece outras terapias para ansiedade? Compartilhe o artigo com seus amigos e troque ideias sobre maneiras de relaxar! E não deixe de conferir as dicas de saúde e bem-estar do Paneolio para levar uma vida mais tranquila.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *